quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Modelo, Peso, Medida e Comprimento - Uma razão adequada.

Tá vendo a corrente na foto? Sua medida é 11mm. Na ponta está a âncora do tipo CQR (arado) de 20kg. Para a atual região que navegamos, é um exagero, mesmo para o Refrega que pesa 7,5 toneladas. Este conjunto foi bem necessária quando o construtor do Refrega deu a volta ao Mundo. Cada metro da corrente pesa mais que 2 kg. Estão a venda no Brechô do Pedro, tem interesse?
O Brechó fica na Av. Roberto Silveira nº 275 - Vila Colonial - Paraty - RJ. Logo na entrada da cidade. Telefones (24) 3371-6575 e (24) 9253-9952 E-mail: garimponautico@hotmail.com e o site tá AQUI.
Graças ao nosso bolso,trocamos todo o sistema por um guincho Quick de 800w com 50 metros de corrente de 8mm. Mantivemos a mesma âncora, pois gosto deste modelo e acredito que seu peso seja adequado ao tamanho e peso do Refrega.
da WEB
Isso pra me livrar de um problema que me assombou nas férias de Janeiro/11. Esse guincho que veio no Refrega era antigo e manual da marca SEATIGER - SL 555. Claro que estava funcionando quando compramos o barco, mas começou a dar problemas e justamente próximo das férias ele parou de vez. Como as ancoragens em Paraty não costumam ser superiores a 4 ou 5 metros, puxar 15 metros na mão era muito cansativo, mas eu fazia isso uma ou duas vezes em cada final de semana. O peso da âncora e da corrente estavam dimensionados para ancoragens mais radicais e profundas. Para nossa região nem precisava me preocupar em jogar mais que 3 vezes a profundidade.
Nas férias, passei a jogar e recolher todo dia umas duas vezes. E o pior, as ancoragens na região de Angra e Ilha Grande não são inferiores a 8 ou 10 metros. Já viu né, puxar os 35 a 40 metros desta corrente pelo menos uma vez por dia me levou a exaustão no final das férias! Fora uma lesão na musculatura lombar. 
Ainda bem que eu tenho bons braços, e tava motivado pelas primeira experiência de passar tantos dias a bordo, por isso que as férias não acabaram antes!!! Nas férias de Julho/11 deu pra sentir o quanto um guincho elétrico faz diferença.

Bons Ventos.

4 comentários:

  1. Cesar e Glaucia, agradeço a mensagem lá no meu BLOG e fico contente em saber que provavelmente um dia desses seremos "vizinhos", kkk. É uma pena que eu não encontrei o e-mail de vocês. Meu e-mail é: previdi@gmail.com
    Abraços ;)
    Fernando, Jamille e André Previdi

    ResponderExcluir
  2. Grande Fernando.

    bom que veio por aqui. Não sei se viu, mas temos também o Blog do dia a dia:(http://cesareglaucia.blogspot.com.br/)

    Meu e-mail é cesarlima64@hotmail.com.

    Já estamos na torcida pelo sucesso em seu CAT e por umas boas prosas em Paraty e Região.

    Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos,
    Postei no meu blog um pequeno texto sobre a aventura de vocês. Confiram: http://zimbros.blogspot.com.br/
    Um forte abraço e bons ventos
    Osvaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Osvaldo.

      Muito obrigado pelo post e pelas suas gentis palavras.

      Esperamos nos ver novamente e com mais tempo para uma boa prosa com Breja, Rum e Rock&Roll.

      Bons ventos

      Excluir