segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Selo Mecânico - Chega de pinga!

Agora espero encontrar só poeira no casco!!
Aproveitamos o Refrega fora da água e instalamos um selo mecânico no lugar do atual sistema de gaxeta.
Como o Refrega é de aço, ter aquele pinga-pinga de água salgada dentro do barco, necessário para a lubrificação das gaxetas, não nos parecia uma boa coisa. Tudo bem que para eliminar esta água, temos um coletor e uma bomba dentro de um compartimento estanque que é ativada automaticamente quando atingia um certo nível.
Vinha pesquisando sobre a utilização de selo ou gaxeta. Existem vantagens e desvantagens em ambos sistemas:
Gaxeta - Baixo custo de Instalação. Manutenção barata e fácil,  porém constantes trocas e ajustes das gaxetas.
Selo Mecânico - Custo mais elevado. Baixa manutenção. Risco de rompimento de mangueiras que provocará grande entrada de água com relativa dificuldade de contenção.

Veja, por exemplo, uma discussão num fórum da Revista Náutica.

A tarefa foi relativamente simples, pois ambos apresentam o mesmo tipo de suporte no túnel (cano por onde passa o eixo de dentro pra fora do casco). O difícil e "descabelante" mesmo foi alinhar o eixo com o motor!

......mas isso é um outro post.

Um abraço e bons ventos!

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